logotype
img1
img2
img3
Kata Tekki Versão para impressão

A série de kata Tekki

A série originou-se também como a série Heian na região de Shuri, esta série também são kata básicos. No entanto, a execução desta série é indicada para estudantes avançados. Nos kata Tekki, o estudante deve adquirir a dignidade e a força das técnicas do Karate e, mais que isso, deve-se dominar a dinâmica, a força propulsora que vem com a prática, com o propósito de fortalecer os quadris e a postura. Quanto ao significado há algumas traduções do seu nome com significados diferentes como cavaleiro de ferro ou andar a cavalo.

Tekki Shodan;

A linha de atuação na série de kata Tekki é a linha reta, com os movimentos sendo executados para os lados. Se a postura de pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o rítmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para os lados, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente. A posição é de quem monta a cavalo, logo é muito importante que seja forte e estável. A atitude do praticante deve ser de determinação e eficiência. Para as técnicas especiais de pontapé, como o nami-gaeshi ou nami-ashi, os quadris precisam estar bem posicionados.

Tekki Nidan;

Com esta kata, domina-se a diferença entre o bloqueio, agarrando do nível médio, tsukami-ukee e o bloqueio em gancho do tekki shodan, kake shuto-uke, pois é muito importante fazer uma distinção clara entre os dois bloqueios. O bloqueio para baixo e para o lado, com o dorso da mão para baixo, gedan-uke, pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço apoiando o cotovelo do braço que bloqueia.

Tekki Sandan;

O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados (gedan-barai e uchi-uke). Domine a postura em kiba-dachi e dos pés cruzando quando estiver deslocando-se em kiba-dachi, sempre alinhando os dedos para não sair da linha de atuação (enbusen). Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo e alternado de nível intermédio. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros kata tekki.