logotype
img1
img2
img3
Kata PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Quarta, 27 Junho 2012 23:42

Kata (型)

Em qualquer arte marcial, a simulação num kata representa uma sequência de movimentos, ataque e defesa numa luta imaginária. Antes da popularização, era referenciado como "balé da morte", termo que bem descreve sua natureza. Cada ataque deve ser executado como se o oponente estivesse à nossa frente, para o atingir, e cada defesa deve ser executada como se o adversário estivesse mesmo a atacá-lo, numa situação real de perigo. Cada movimento tem sua interpretação, devendo ser respeitado o seu e tempo e a sua aplicação.

O objetivo do kata é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate.

Além do mais, o kata faz com que uma pessoa tenha domínio da luta, ou seja, ela controla o espaço entre si e seu adversário. Os kata, quando foram desenvolvidos, tiverem como modelo principal os movimentos que certos mestres tiveram que usar em situações reais de perigos contra dois ou mais adversários.

A série de kata Heian é originária da região de Shuri, ilha de Okinawa, o significado do seu nome quer dizer" paz e tranquilidade". Esta série é também praticada por várias escolas de linhagem similar. O nome da série tem origem no Período Heian japonês, por volta de 794 a 1192. O Período Heian surge com a transferência da capital para Kioto, de modo que nasce um dos períodos de grande desenvolvimento artístico que dura até 1192. Esta série foi desenvolvida pelo mestre Yasutsune Itosu, conhecido como punho sagrado, o qual foi mestre de Gichin Funakoshi. A título de curiosidade é importante saber que esta série quando foi criada, denominava-se Pinan. Como sabemos, o mestre Gichin Funakoshi, posteriormente mudou o nome de vários kata, os quais possuíam seus nomes em chinês. Como por exemplo o Kushanku, que é conhecido também por Kanku-Dai. Pela execução dos kata da série Heian é necessário dominar os princípios, fundamentos e habilidades indispensáveis ao karate. Portanto, a série Heian é o princípio para o domínio das técnicas básicas e posteriormente para a execução de kata mais avançados.

Actualizado em Sábado, 14 Julho 2012 00:32