logotype
img1
img2
img3
Khion

Kihon (基本)

No Karaté, Kihon, refere-se normalmente às técnicas básicas, consideradas princípios fundamentais do Karaté.

O kihon são movimentos de defesa e ataque praticados pelo Karateca, na formação da estrutura básica da postura, bem como na execução de seus movimentos. Podem ser aplicados parado ou em movimento. São utilizados nomes em japonês que associados ao kihon definem o número de repetições dos movimentos. Por exemplo: kihon go ho - são 5 repetições do kihon; kihon san - são 3 repetições do kihon. Há ainda o kihon parado (kihon sonoba). Muito utilizado para o fortalecimento da postura do praticante da arte marcial.

O Karateca deve praticar Kihon pensando em:

  • Forma - O equilíbrio e a estabilidade são necessários para as técnicas básicas. Os movimentos de Karaté implicam a mudança constante do centro de gravidade corporal exigindo bom equilíbrio e um bom controle do corpo.
  • Força e velocidade- A força acumula-se com a velocidade. A potência do kime numa técnica básica de karate origina-se pela concentração máxima de energia no momento do impacto e isto depende muito da velocidade com que se produz a acção.
  • Concentração e relaxação da força - O maior nível de potência vem de concentrar a energia de todas as partes do corpo no objetivo.
  • Aumento da energia muscular - O fortalecimento dos músculos requer um adestramento constante.
  • Ritmo e coordenação - Em qualquer desporto a actuação de um bom atleta é muito rítmica sempre. Adquirir sentido do ritmo e do tempo é uma forma excelente de progredir na arte do Karate-do.
  • Utilização dos quadris - O movimento dos quadris joga um papel fundamental na execução das diversas técnicas de Karate-do. A rotação dos quadris dá força à parte superior do corpo ajudando-nos assim a realizar murros e bloqueios com mais força.
  • Respiração - O karateka deve combinar perfeitamente sua respiração com a execução das técnicas. Respirar adequadamente aumenta a habilidade do karateca para relaxar-se e concentrar a máxima força em suas técnicas.