logotype
img1
img2
img3
A Imagem do Tigre Shotokan PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Sábado, 09 Agosto 2008 07:49

O Tigre do Shotokan é talvez um dos símbolos mais conhecidos no mundo das Artes Marciais Japonesas.

Embora sendo uma imagem tão conhecida, quantos saberão, como apareceu, quando e quem foi o seu criador.
A criação desta figura está naturalmente associada com a introdução do Karate no Japão efectuada por Gigin Funakoshi.
Um dos grupos que organizou a primeira demonstração feita em território japonês, foi o Clube Popular Tabata, uma respeitável associação de artistas. O presidente deste clube era um famoso artista chamado Hoan Kosugi. Para além de ser um conhecido pintor, era também poeta e ensaísta.
Hoan Kosugi ficou entusiasmado com o Karate de Gigin Funakoshi, vindo a ilustrar o primeiro livro de Funakoshi, com o título de RyuKyu Kempo Karate, que foi publicado em Novembro de 1922.
Foi em 1935, quando foi publicado o terceiro livro de Funakoshi, Karate-Do Kyohan, que pela primeira vez apareceu o famoso símbolo, desenhado por Hoan Kosugi.
Existem duas versões para a criação deste símbolo, uma refere que um dos locais perto de Shuri, onde normalmente Gigin Funakoshi gostava de passear e treinar era a montanha Tarao, cujo nome significa cauda do tigre, daí a criação da imagem do Tigre. A outra versão refere que Koan Kosugi considerou o livro Karate-Do Kyohan como o Tora No Maki, ou seja, o documento de referência e de princípios do Karate de Gigin Funakoshi. Como Tora também pode significar Tigre, daí a escolha da imagem, para ilustrar o livro.

Actualizado em Quarta, 20 Junho 2012 00:03